O Consórcio, produto orgulhosamente nacional, é uma excelente forma de investimento e a aquisição do mesmo tem crescido ano a ano.
São várias as razões que fazem do consórcio uma excelente alternativa para quem quer adquirir um bem ou serviço. Confira 5 motivos para entrar em um consórcio:
Uma das grandes vantagens do consórcio é realizar a compra de uma maneira programada, se planejando segundo suas possibilidades financeiras. Existem várias opções de planos, em que você pode escolher o valor da sua carta de crédito de acordo com o bem que deseja adquirir, bem como o valor de parcela e prazo que melhor de adéquem à sua realidade. Dessa forma, você paga as parcelas mensais e pode adquirir o bem que deseja sem comprometer o seu orçamento doméstico.
Imagine comprar a sua casa ou o seu carro de forma parcelada e sem a necessidade de dar um valor de entrada. Nada mal, não é mesmo? É isso que o consórcio permite. Com ele, é possível parcelar o valor total do bem que você deseja adquirir, com parcelas que se adéquem às suas finanças.
Outra vantagem é que não há a cobrança de juros, apenas uma taxa de administração que geralmente tem um valor muito mais acessível, se comparado com outras modalidades de aquisição parcelada. Essa taxa corresponde ao valor pago à administradora do consórcio pelos serviços de gestão e gerenciamento prestados aos consorciados, e é um percentual fixo que é dividido pelo prazo de duração do seu consórcio contratado.
O consórcio é um bom negócio principalmente para quem tem dificuldade de guardar dinheiro. É comum ouvirmos das pessoas: “Como vou comprar um carro se não sobra nada no final do mês?” Na maioria das vezes, isso acontece devido à falta de planejamento financeiro.
É nesse momento que o consórcio surge como uma solução. Isso porque o pagamento das parcelas se torna um compromisso obrigatório, como se fosse o pagamento de uma conta, fazendo parte do orçamento mensal. Além disso, o valor que é investido no consórcio fica sob responsabilidade da administradora, o que ajuda a evitar possíveis gastos por impulso. Assim, optar pelo consórcio também ajudará na disciplina financeira.
Comprar à vista é sempre uma vantagem, não é mesmo? Você pode barganhar descontos, condições facilitadas e escolher a melhor alternativa. Enfim, fica com o poder de negociação nas mãos. Agora você pode estar se perguntando: “Sim, claro. Mas, nesse caso, por que, então, o consórcio é um bom negócio, se o pagamento é todo parcelado?”.
Sim, tudo é parcelado, mas quando ocorre a contemplação e você tem acesso à carta de crédito, ela equivale ao pagamento à vista. Por isso, o consorciado pode usufruir de todas essas vantagens de negociação.
É possível que a pessoa tenha dificuldades para se organizar financeiramente ou até mesmo tenha feito escolhas equivocadas de investimento. A consequência disso pode ser não conseguir construir um patrimônio ao longo da vida. Essa situação é muito comum e bastante frustrante.
O consórcio é também uma ótima maneira de começar a construir esse patrimônio de uma forma natural, seja para você mesmo usufruir no futuro, seja para ajudar filhos e familiares. Lembrando que isso pode significar uma possibilidade de fonte de renda futura, pensando no aluguel de uma casa ou um apartamento, por exemplo.
Já vimos que o consórcio é um bom negócio por diversos motivos. Mas para que e para quem ele é mais indicado? Veja alguns dos propósitos mais interessantes.
É um dos objetivos mais comuns em função do valor alto do bem e da possibilidade de planejamento da compra. Outra vantagem é poder utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no consórcio de imóveis para ofertar um lance, quitar o saldo devedor ou amortizar parcelas, por exemplo.
Se programando com antecedência, é possível trocar seu veículo tendo a vantagem oferecida pelo sistema de consórcio de poder pagar parcelas dentro das suas possibilidades financeiras, evitando os altos juros do financiamento.
Talvez sua necessidade seja ter uma nova fonte de renda. Nesse caso, o consórcio é um bom negócio também. Você poderá adquirir uma casa, um apartamento ou mesmo um imóvel comercial, e obter a renda do aluguel. É uma ótima alternativa pensando no futuro. Além do fato de aumentar seu patrimônio.
Por meio do consórcio é possível iniciar o hábito de poupar dinheiro, que pode se transformar em algum tipo de investimento futuro. É uma prática que a maior parte das pessoas não têm e que pode significar o começo de uma saúde financeira de qualidade.
Como visto, o consórcio é um bom negócio, que traz muitas vantagens, como a possibilidade de se planejar e ter o poder de compra do pagamento à vista. Além disso, é uma ótima opção para diversos casos e momentos da vida.